quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Tudo começou quando resolvi fazer uma visitinha á sede do Boa Onda.
O nosso monitor Sérgio que gosta muito de brincar connosco resolveu começar a tirar fotos a mim e a uma amiga, a Soraia, nós estávamos completamente desprevenidas. Qual não foi a minha surpresa quando um certo dia ao sair de casa vejo uma dessas fotos num cartaz enorme a anunciar o projecto, pendurado no campo de futebol da abelheira. Fiquei mesmo surpreendida, era algo que não estava mesmo nada á espera! Relatei o facto á minha família e a alguns amigos cuja reacção foi começar a rir do meu nervosismo… Sei que não era razão para tal mas não estou habituada a ter a minha cara espalhada por Quarteira! Sim!!! Porque o cartaz não estava apenas afixado no Bairro da Abelheira mas também perto da rodoviária, na entrada de Quarteira e na Praça do Mar!
Certa vez quando cheguei á escola, e quando me aproximei da minha turma começaram a bater palmas e não percebi o porquê. Foi então que fui abordada com a pergunta: Então agora és famosa? Foi ai que entendi do que se tratava… A turma e mais algumas pessoas da escola já estavam a par do cartaz! Uma situação engraçada foi quando passei pela tenda do Boa Onda situada na Praça do Mar na qual estava afixado um dos cartazes e um senhor que por ali passava e reparou que estava frente a frente com uma das caras do cartaz e não parava de me olhar com surpresa!
Um dos comentários com que me abordaram foi “Como és capaz de aparecer numa cena dessas? Dum bairro de pretos?”, foi exactamente assim que o disseram e aqui está a minha resposta a este comentário e a muitos outros que já ouvi e me calei: Tenho muito orgulho em pertencer a este projecto, e muito orgulho de morar onde moro, e isto não é um lugar de “pretos” como dizem, é um lugar onde vivem pessoas de várias raças, é verdade, mas todas elas lutam por uma vida melhor, por um sitio melhor e é o que o Boa Onda nos veio ajudar, a fazer do Bairro da Abelheira, um bairro onde todos temos a oportunidade de lutar pelos nossos sonhos e que independentemente da cor, raça, onde todos temos os mesmos direitos!
Eu acredito! E você acredita?
Milene - Quarteira

4 comentários:

Anônimo disse...

este texto diz tudo.. acho que já chega de preconceitos!uns podem ser "brancos" outros "pretos", mas apesar disso a cor do sangue é exactamente a mesma!

Anônimo disse...

Faça por si. . .não pelos outros. . .pois antes de julgar alguém pelo lugar onde mora, vive ou é criado, pela cor ou raça. . .não pensa que essas pessoas apesar de serem como são lutam todos os dias por uma vida melhor e por um lugar melhor, pois a abelheira não é só um sitío para viver é um sitío onde as pessoas convivem e ajudam toda a gente. . .enquanto os que comentam que somos isto e aquilo você pode ter mais dificuldades do que qualquer um de nós. . .

Anônimo disse...

Gosto muito do projecto Boa Onda do que faz e representa. Mas também temos que compreender que o Boa Onda não será a solução imediata para o Bairro da Abelheira. Quem sabe daqui a 10 anos, quando esses crianças que ai estão tiverem 20/25 anos possam defender o bairro e mudar a imagem que lhe foi imposta.

Mas para existir mudança, a mentalidade das próprias pessoas do bairro têm que mudar. Para mim, ser amarelo, branco, preto... são todos iguais e todos deverão ter as mesmas oportunidades. Agora deverão lutar por elas e não esperar que lhes caia em frente dos olhos. Isso é na América, nos filmes e mesmo assim falha.

Lutar por um sonho, para mim, significa estudar, tirar um curso, arranjar trabalho, ter uma vida diferente da dos nossos pais, serem pessoas integras, serem pessoas que respeitem e que se dão ao respeito, serem pessoas activas na sociedade, ajudar a mudar certas situações através dos órgãos que a sociedade disponibiliza aos seus cidadãos para apresentar os seus problemas.

Sim podem o fazer através da música, mas os políticos não a vão ouvir… Têm que começar a ter uma só voz unida numa pessoa que possa mudar isto. Uma boa ideia seria nas próximas eleições o Bairro da Abelheira criar um partido politico Abelheira Junta por Quarteira – AJQ e vão a votos, lutem por mudar o vosso bairro e Quarteira.

Fikem bem!!!

Anônimo disse...

."Viver é lutar, avançar, criar, superar-se, crescer. E isto requer coragem"
Eu acredito,claro que sim,Querer é poder!!!
Ainda mais conhecendo o Sérgio e sabendo que ele acredita!
Beijinhos e Força para seguirem em frente.
Lurdes Guerreiro
Tavira